Você sabe o que é o Glaucoma?

Você sabe o que é o Glaucoma?

Você sabe o que é o Glaucoma? Conheça uma das principais doenças oculares! De acordo com a pesquisa feita pelo IBOPE, em 2020, mais da metade dos 2.700 entrevistados não sabem que a doença é a maior causa de cegueira irreversível no mundo.

O Glaucoma é uma das principais e mais recorrentes enfermidades oculares. É provocada pelo aumento da pressão ocular, não tem cura e, quando não tratada corretamente, pode levar à cegueira.

Em grande parte dos casos, se manifesta de forma totalmente silenciosa e, assim, pode se desenvolver durante meses, ou anos sem quaisquer sintomas, que só aparecem na fase mais avançada da doença, quando a pessoa passa a ter a visão mais turva, com dificuldade de enxergar um objeto que esteja próximo de si, por exemplo.

Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), em junho de 2020, intitulada “Um olhar para o Glaucoma no Brasil”, mostra que metade dos entrevistados não sabe que o Glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no mundo e 41% sequer conhecem a doença.

Ainda de acordo com o estudo, 10% dos entrevistados assumem que nunca foram a um oftalmologista e 25% afirmaram que frequentam um especialista raramente, apenas ao sentir qualquer tipo de incômodo nos olhos. O IBOPE entrevistou 2.700 pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Pernambuco. É possível notar um alto índice na falta de acompanhamento médico, tão necessário para que doenças como o Glaucoma sejam reduzidas em nossa sociedade.

O Glaucoma pode ser diagnosticado por meio de um detalhado exame oftalmológico, capaz de medir a pressão intraocular. E vale destacar que pessoas que tenham histórico familiar da doença, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de Miopia e diabéticos são considerados como grupo de risco da doença, devendo ter ainda mais atenção ao tratamento.

Tratamento para o Glaucoma

Um dos tratamentos mais frequentes para o Glaucoma é o uso de colírios que atuam na redução ou estabilização da pressão intraocular. Em alguns casos, podem até ser combinados com o uso de medicamentos de via oral.


Confira mais dicas sobre saúde e bem-estar!

Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdo!