Doenças Osteomusculares

Doenças Osteomusculares13

As doenças osteomusculares são problemas que atingem diretamente os ossos e músculos. As suas causas estão vinculadas a diversos fatores, podendo acontecer devido ao desgaste da região ao longo dos anos, movimentos com esforço repetitivo, lesões anteriores que foram mal curadas, hereditariedade, entre outros. Os distúrbios mais relatados são as lombalgias, mialgias e as tendinites, principalmente nos ombros, cotovelos e punhos.

Dos sintomas mais comuns, podemos destacar a dor localizada, desconforto físico em uma região específica, cansaço excessivo, formigamento, sensação de pontadas no músculo, diminuição da força, dificuldade em se movimentar, entre outros sintomas. Vale ressaltar a importância da consulta médica, uma vez que alguns desses sintomas podem ser decorrentes de variadas condições que não são relacionadas diretamente às doenças osteomusculares, por isso, a avaliação de um profissional se faz necessária, para poder detectar com precisão a causa do incômodo.

Com um especialista, o diagnóstico pode ser realizado por diferentes caminhos, inicialmente o médico pode buscar a causa do mal-estar analisando o histórico clínico detalhado, relato de comportamento, histórico pessoal e familiar. Exames físicos, complementares e de imagem podem ser necessários para um diagnóstico mais preciso.

Detectada a causa, o médico pode prescrever um tratamento adequado. Inicialmente, a ideia é corrigir o ato causador do distúrbio e, dependendo do grau da doença, tratamentos mais intensivos podem ser utilizados, como: fisioterapia, infiltrações e medicamentos específicos. A prevenção contra doenças osteomusculares deve acontecer todos os dias. É necessário manter sempre uma postura apropriada, estando ou não trabalhando, fazer alongamento periodicamente, realizar algumas pausas durante a jornada de trabalho, e não ultrapassar seus limites de força e resistência. É importante que essas recomendações façam parte de um estilo de vida saudável, com uma boa qualidade de sono, alimentação balanceada e condicionamento físico em dia.

Confira mais dicas sobre saúde e bem-estar!

Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdo!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário