Sete hábitos para cuidar da sua saúde mental

Sete hábitos para cuidar da sua saúde mental4

Sete hábitos para cuidar da sua saúde mental. Até algum tempo atrás, cuidados com a saúde mental era um assunto cercado por preconceitos. Contudo, felizmente, muita coisa tem mudado ao longo dos últimos anos.

Esse tema deixou de ser um tabu para ocupar, cada vez mais, uma posição de destaque – seja na imprensa ou até mesmo em conversas no dia a dia. Sobretudo, devido à pandemia de coronavírus, que impôs uma nova realidade por conta das restrições decorrentes do isolamento social.

Nesse texto, você conhecerá sete hábitos para preservar e melhorar a qualidade de sua saúde mental.

Mas o que significa saúde mental?

Antes de abordarmos as dicas, é preciso entender exatamente o que é esse assunto. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é “um estado de bem-estar na qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, se recuperar do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir à sua comunidade”.

Logo, saúde mental compreende as questões da vida. São conflitos pessoais, pressões, exigências, desafios e mudanças. Tudo nos causa emoções antagônicas absolutamente normais. O mais importante, no entanto, é a forma como lidamos ou o peso que damos a elas.

Ou seja, nossos pensamentos, e principalmente, nossos sentimentos são capazes de impactar severamente nossas vidas. A saúde mental, portanto, é o modo como lidamos com nossas emoções, o que determina a qualidade do bem-estar físico e psicológico.

Aliás, é importante destacar que, apesar de muitas pessoas associarem saúde mental apenas às doenças mentais, qualquer pessoa pode ter seu status emocional e psicológico comprometidos ao longo da vida, seja por fatores sociais como perda de emprego, conflitos familiares, entre outros. Ou fatores físicos como menopausa, envelhecimento, redução na mobilidade etc.

E por que se fala tanto em saúde mental x COVID-19?

A COVID-19 trouxe diversas mudanças ao comportamento das pessoas e à sociedade como um todo e um dos fatores afetados foi justamente a saúde mental. Os novos hábitos de prevenção contra a doença, como o distanciamento social, provocaram uma redução no contato físico entre as pessoas e mais do que isso: a saúde emocional das pessoas foi afetada também pelo medo de contrair a doença, assim como o de perder algum familiar ou amigo.

Quais são os sinais de alerta para cuidar da saúde mental?

As doenças mentais geralmente são silenciosas, mas alguns sintomas podem ser percebidos:

• Oscilações do humor sem razão aparente;
• Afastamento intencional das pessoas;
• Ansiedade, desânimo e cansaço;
• Perda de interesse em atividades que antes gostava;
• Choro constante;
• Pensamento eufórico, pessimista, paranoico, obsessivo etc.;
• Falta de concentração e esquecimento;
• Dificuldade para tomar decisões.

Alguns sintomas físicos também podem ser notados:

• Alterações na apetite e no sono;
• Palpitações, suor frio, dormência dos membros;
• Dores de cabeça e de estômago;
• Azia e enjoos;
• Falta de ar.

E quais são os hábitos que podem ajudar sua saúde mental?

Existem ao menos sete atitudes que uma pessoa pode tomar na busca por melhorar a sua saúde mental. São elas:

  1. Pratique o autocuidado. Por conta da correria do dia a dia, muitas vezes nos negligenciamos. Porém é extremamente importante buscar tomar o máximo de decisões conscientes, se perguntando se o que precisa ser feito lhe faz bem ou proporciona algum prejuízo emocional.
  2. Dê uma chance as atividades físicas, mesmo que moderadas e feitas em sua casa.
  3. Converse com amigos e familiares! Apesar do distanciamento social, é possível fazer uma chamada de vídeo ou trocar mensagens por plataformas digitais de mensagens.
  4. Equilibre responsabilidades e lazer. Cumprir nossas responsabilidades é inquestionavelmente importante, indispensável. No entanto, não se esqueça de reservar um bom tempo na agenda para o seu lazer. Também esteja sempre aberto a descobrir novos passatempos.
  5. Atente-se à qualidade do seu sono, lembrando que não existe fórmula fechada sobre quantas horas se deve dormir. Portanto, cabe a você checar quanto tempo costuma lhe satisfazer, assim como cuidar de iluminação, qualidade do colchão e uma série de elementos que compõem o sono.
  6. Mantenha uma alimentação balanceada. Afinal, ela colabora ao funcionamento adequado do corpo, gerando maior imunidade. Ou seja, aumenta suas chances de superar – e até mesmo evitar – problemas de saúde.
  7. Que tal um filme? Um livro? Uma reunião em família? Meditar? Ou simplesmente reservar um tempo para… descansar? Relaxar também é um critério indispensável à saúde mental.

Por isso, devemos observar nossos comportamentos, analisando as mudanças de pensamentos e as evidências corporais. E percebendo algum sintoma, acione sua rede de apoio: amigos, familiares e acompanhamento profissional. Você não precisa enfrentar os problemas sozinho!

Vale atentar-se também a quem está do seu lado. Caso conheça alguém nessa situação, escute com respeito e incentive a consulta com um especialista.


Gostou dessa informação? Confira mais dicas sobre saúde e bem-estar!
Acompanhe também nossas redes sociais para receber mais conteúdo!