Conheça os cinco maiores benefícios da atividade física

Conheça os cinco maiores benefícios da atividade física12

Não é segredo que a atividade física faz bem para o organismo. Caminhar, correr, dançar, nadar, andar de bicicleta, malhar na academia, praticar esportes. Essas e muitas outras práticas são válidas para agregar ganhos significativos à saúde. Estamos falando da prevenção de doenças, do condicionamento físico e da disposição. A atividade física produz até benefícios psicológicos no controle da ansiedade e da sensação de bem-estar! Entenda como isso funciona em cinco bons motivos para começar a mexer o corpo! Conheça os cinco maiores benefícios da atividade física.

1. Atividade física ajuda na perda de peso

As atividades físicas combatem à obesidade acelerando o metabolismo. Cria-se, portanto, mais força e resistência contra problemas de saúde que podem surgir como consequência do excesso de peso.

A prática de atividade física leva à perda de peso por promover a queima de gorduras. Aprimora-se o funcionamento biológico, uma vez que os músculos gastam mais energia do que as células adiposas. Neste sentido, vale citar outra vantagem: a regulação do apetite.

Exercício físico e cardápio balanceado são aliados do emagrecimento e da prevenção de doenças. A nutrição correta dá energia aos treinos e diminui o risco de lesões e estafa. Portanto, reduza ou elimine alimentos processados, gordurosos, ricos em açúcares, sódio, conservantes, corantes e sabores artificiais.

2. Estabiliza a pressão e controla o colesterol e a glicemia

A hipertensão e o diabetes são doenças que se atenuam ou até se previnem com atividade física. Uma simples caminhada pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas hipertensas, melhorando a circulação sanguínea.

Paralelo a isso, as atividades físicas melhoram os níveis de colesterol bom e abaixam o colesterol ruim e os triglicerídeos. Isso reduz o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose, derrame cerebral ou infarto.

Por favorecer a função da insulina, praticar exercícios contribui para a redução dos níveis de açúcar no sangue. A redução do excesso de gordura diminui a resistência ao hormônio, controlando o aumento da glicemia que desenvolve o diabetes. Considerando que esses fatores causam várias doenças, ao manter estes índices estáveis, evita-se uma cadeia de problemas de saúde.

3. Ossos, articulações e musculatura mais fortes com a atividade física

Atividades físicas como caminhada, hidroginástica ou musculação fortalecem as articulações.  Estimula-se o crescimento do tecido ósseo, aumentando sua densidade. É mais resistência contra a osteoporose, reforçando a coluna e reduzindo o risco de lesões e fraturas, principalmente em idosos.

Já na musculatura, as atividades físicas como a musculação e o crossfit, por exemplo, levam à tonificação. Porém, aumentar ou manter a massa muscular é mais do que um processo estético.  Além de evitar cãibras, há o ganho de resistência física, equilíbrio e força corporal em vários aspectos, acabando com o sedentarismo e diminuindo os impactos do envelhecimento.

4. Sono de qualidade, maior disposição e prevenção de doenças

Outro segredo da atividade física é a melhora na qualidade do sono. Isso acontece porque no corpo exercitado, a sonolência vem naturalmente para restaurar o organismo com mais oxigênio e nutrientes. A pessoa adormece mais rápido, dorme mais relaxado e melhor. O sono se torna mais profundo, trazendo disposição para o dia seguinte.

As atividades físicas também fortalecem o sistema imunológico no combate às infecções, ativando as células de defesa. A produção de substâncias anti-inflamatórias é maior, com ação antioxidante, facilitando a atuação dos agentes imunológicos.

Junto a isso, a atividade física ainda previve alguns tipos de câncer. Isso é possível porque a prática regular reduz a produção de radicais livres que contribuem para a proliferação de célula cancerígenas.

5. Atividade física faz bem para a mente!

Estimulada pela atividade física contínua, a síntese da endorfina tem ação analgésica, promovendo uma sensação de bem-estar físico e mental. É mais relaxamento, libido e bom humor!

A atividade física equilibra o nível de hormônios como cortisol e adrenalina, geralmente liberados em momentos de ansiedade e nervosismo. Isso enriquece a prevenção e o tratamento da depressão, do estresse e da fadiga mental.

Os exercícios também estimulam a produção dos neurotransmissores cerebrais, como a serotonina, noradrenalina e a dopamina, que regulam aspectos como humor, memória e capacidade de aprendizado. Quando estão em baixas concentrações, podem até causar doenças.

Por fim, a prática de atividades físicas trabalha a autoconfiança e a autoestima. Quando feita coletivamente, promove também a socialização, principalmente entre os jovens. A pessoa se sente mais viva e segura psicologicamente, levando uma vida saudável e um dia a dia mais feliz. A consequente somatória desses benefícios protege o sistema cognitivo de doenças degenerativas.

Começando a praticar atividades físicas

Apesar da enorme quantidade de materiais gratuitos e online ensinando exercícios, faça uma avaliação médica e nutricional antes de começar qualquer atividade física. Isso te ajuda a verificar riscos e a definir cuidados personalizados. Os profissionais de educação física são recomendáveis para ajudar na sua avaliação, principalmente após os cinquenta anos.

Vale lembrar que você deve respeitar os limites do seu corpo, treinando apenas o necessário, usando calçados e roupas apropriadas. Para os iniciantes é melhor começar com exercícios mais leves, fazendo alongamentos antes de iniciar as atividades.

A OMS – Organização Mundial da Saúde sugere pelo menos 150 minutos de exercício por semana, associados à uma alimentação saudável e à constante hidratação. Procure ambientes e equipamentos adequados e defina um horário para treinar. Afinal, quando o assunto é atividade física, disciplina é fundamental para manter a motivação em dia!


Gostou dessa informação? Confira mais dicas sobre saúde e bem-estar!
Acompanhe também as nossas redes sociais para receber mais conteúdo!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário