O câncer se caracteriza pelo crescimento descontrolado das células, fazendo com que elas se multipliquem de maneira desordenada, dividindo-se mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).
No Brasil, a estimativa de novos casos é de 65.840 (2020 – INCA), e este número pode aumentar devido ao envelhecimento da população.
1. Qual a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata?
Não apenas em relação ao câncer de próstata, mas na grande maioria dos tumores, sempre que conseguimos fazer o diagnóstico numa fase mais precoce e inicial, a chance de se atingir a cura da doença é maior
2. Geralmente, quais são os primeiros sintomas?
Devido a localização da próstata, os sintomas normalmente são relacionados ao aparelho urinário como por exemplo: dificuldade para iniciar a micção, alteração no jato urinário, urinar com maior frequência e menor quantidade, acordar durante a noite para urinar.
3. Quais são as principais causas do câncer de próstata?
O câncer de próstata está relacionado intimamente ao hormônio masculino (testosterona), além disso, sabemos que existem fatores genéticos e de estilo de vida (hábitos alimentares e sedentarismo) também relacionados como fatores causadores.
4. Nos fale um pouco como prevenir o câncer de próstata.
Assim como outros tumores, sempre é indicado que o paciente mantenha hábitos de vida saudáveis com alimentação balanceada, pratique exercícios físicos e evite o consumo de álcool e cigarros. Além disso, é importante que o homem vá a uma consulta médica com o seu urologista anualmente para que sejam realizados os exames preventivos.
5. O trabalho de prevenção deve ser feito a partir de qual idade?
A recomendação é que os exames preventivos sejam realizados a partir dos 50 anos. Para homens que possuam história familiar presente de câncer de próstata ou diagnóstico de doença mais agressiva na família o início deve ser aos 40 anos.
6. Exames para diagnosticar questões hormonais também podem ajudar na prevenção?
Não
7. Questões hormonais também causar câncer de próstata?
O câncer de próstata é um câncer que é dependente do hormônio masculino, a testosterona, desta forma, pacientes que fazem o uso deste hormônio (Seja para fins de atividade física ou por reposição hormonal) estão sob risco de desenvolver variantes mais agressivas do câncer de próstata.
8. Qual o primeiro passo que o paciente e o médico devem tomar assim que descobrem a doença?
O primeiro passo, uma vez o diagnóstico confirmado, é que o paciente seja encaminhado a um especialista de tratamento de câncer – o oncologista. Este, irá solicitar alguns exames complementares para entender a extensão da doença (se localizada na próstata apenas ou não) e assim, oferecer ao paciente estratégias de tratamento da doença.
Dr. Daniel Morel
Oncologista do Trasmontano Saúde