É cada vez mais comum que discussões sobre saúde mental integrem as pautas da nossa sociedade, desde dúvidas sobre dever ou não procurar um psicólogo ou até mesmo sobre prevenção ao suicídio.
Afinal, o que é saúde mental? Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde, “é um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz dar uma contribuição para sua comunidade.”
A noção da saúde mental vai muito além das doenças mentais, ela conversa com a qualidade de vida, com os sentimentos e com as interações sociais do cotidiano. Diferente do que muitos pensam, os transtornos mentais não ocorrem somente durante a fase adulta, mas podem acometer a todos, independentemente da idade.
Diversos fatores podem acarretar problemas mentais, comum:
- Ansiedade;
- Mal-estar psicológico ou estresse continuado;
- Depressão;
- Dependência de álcool e outras drogas;
- Perturbações psicóticas, como esquizofrenia;
- Desemprego;
- Conflitos familiares, entre outros.
Segundo o Ministério da Saúde, assim como diversos fatores podem resultar em problemas mentais, existem vários métodos de prevenção, desde hábitos de vida mais tranquilos até a alimentação, sendo:
- Regulação do sono;
- Prática de atividades físicas;
- Alimentação balanceada;
- Reservar tempo para lazer;
- Manter o hábito de conversar com familiares e amigos.
O assunto é tão importante que a cada ano diversas campanhas acontecem com o intuito de conscientizar sobre o tema, como o Janeiro Branco, que enfatiza a importância de se manter uma boa saúde mental, ou o Setembro Amarelo, que foca na prevenção ao suicídio.
O diálogo e a troca são fundamentais tanto para manutenção de uma boa saúde mental, quanto para a descoberta precoce de possíveis transtornos. O combate à psicofobia, que é o preconceito contra pessoas portadoras de doenças mentais, deve ser uma tarefa diária.
Confira mais dicas sobre saúde e bem-estar!
Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdos!
Relevante darmos visibilidade à questão da saúde mental, que traz tanta complexidade, como a relação com os determinantes sociais de saúde e com uma rotina de hábitos saudáveis e condições adequadas de vida que inclua qualidade de sono, de alimentação, condições de trabalho adequadas e rede de apoio. Parabéns pelo trabalho!