Apesar da fama, o colesterol é essencial ao organismo, pois está presente na estrutura de todas as células e desempenha diversas funções, como a produção de testosterona, estrógeno e cortisol, além de formar ácidos biliares que atuam na digestão. Confira tudo o que você precisa saber sobre o Colesterol.
O colesterol é dividido em três frações diferentes e passa a ser um problema quando não estão em equilíbrio no organismo, causando alteração no nível ideal do colesterol total, que é a soma de todos os tipos. Essa alteração permite que placas de gorduras se formem na parede das artérias, dificultando ou obstruindo o fluxo sanguíneo e causando sérios riscos à vida.
Tipos de colesterol
Colesterol LDL: é conhecido como o “colesterol ruim”. É uma lipoproteína de baixa densidade e é responsável por levar o colesterol para as células. Quanto menos elevado o nível de LDL, menor é o risco de desenvolver doenças cardíacas. O ideal é que a taxa fique abaixo de 130mg/dl.
Colesterol HDL: é conhecido como o “bom colesterol”. O HDL é uma lipoproteína de alta densidade que tem a função de retirar o colesterol LDL das células, evitando o entupimento das artérias. Ao contrário do colesterol ruim, quanto mais elevado o nível de HDL no organismo, menor será o risco de contrair doenças cardiovasculares. O ideal é que a taxa seja superior a 40mg/dl.
Colesterol VLDL: é uma lipoproteína de muito baixa densidade e tem como função principal transportar triglicerídeos para corrente sanguínea. Seus níveis são diretamente influenciados pela dieta de fazemos. O ideal é que a taxa esteja por volta de 200mg/dl.
Doenças decorrentes de colesterol alto
Doenças cardiovasculares, decorrentes do colesterol alto, causam a morte de cerca de 100 mil brasileiros por ano. Algumas delas são:
- Acidente vascular cerebral (AVC);
- Pressão alta;
- Infarto;
- Insuficiência cardíaca;
- Entupimento de veias e artérias.
Prevenção e tratamento
Veja alguns hábitos que ajudam a controlar o colesterol alto:
- Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
- Parar de fumar;
- Reduzir o consumo de gorduras saturadas, gorduras trans, açúcares e carboidratos;
- Consumir alimentos ricos em ômega-3;
- Praticas exercícios físicos com uma frequência.
O colesterol alto é identificado através de exames de sangue, que devem ser solicitados por um médico. De acordo com o estado clínico do paciente, além de hábitos saudáveis, o especialista pode recomendar o uso de medicamentos.
Confira mais dicas sobre saúde e bem-estar!
Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdos!
Gostei muito das informações
Gostei das informações que são muito valiosas para a nossa saúde.