O Vitiligo é uma doença definida pela perda da coloração da pele em que se formam lesões cutâneas de hipopigmentação, ou seja, manchas brancas na epiderme com uma distribuição característica. Essas fissuras ocorrem devido à diminuição ou à ausência de melanócitos, que são as células responsáveis pela formação da melanina – o pigmento que dá cor à pele. Por que o Vitiligo causa manchas na pele? Não há uma causa claramente definida, mas sabe-se que o Vitiligo tem relação com as defesas autoimunes, traumas emocionais podem desencadear ou agravar a doença.
O Vitiligo pode ser classificado em dois tipos
- Não segmentar ou Bilateral: é o tipo mais comum. Inicialmente, as manchas aparecem em extremidades como pés, mãos, nariz e boca e se manifesta nos dois lados do corpo. Há ciclos em que a doença se desenvolve, seguido de períodos de estagnação. A duração dos ciclos torna-se maiores com o tempo;
- Segmentar ou Unilateral: os pelos e cabelos também perdem a coloração. A doença se manifesta em apenas um lado do corpo, geralmente quando o paciente é jovem.
Sintomas
Geralmente, o Vitiligo não manifesta sintomas além do surgimento de manchas brancas na pele. Alguns pacientes podem sentir mais sensibilidade e dor na área afetada.
Diagnóstico
O diagnóstico deve ser feito por um dermatologista, através de um exame clínico. A biópsia cutânea e o exame com lâmpada de Wood também podem ser solicitados, pois ajudam a detectar doenças nos pacientes de pele clara.
O histórico familiar também é importante, porque cerca de 30% dos pacientes têm algum parente com Vitiligo.
Tratamentos
Apesar que não existir a cura do Vitiligo, atualmente existem várias opções terapêuticas. O dermatologista deve indicar o melhor tratamento, de forma individualizada, de acordo com as características do paciente.
O principal objetivo do tratamento é estabilizar o quadro, controlando o aumento das lesões e repigmentação da pele.
O acompanhamento psicológico também é recomendado, visto que as lesões provocadas pela doença podem impactar de forma significativa na qualidade de vida e autoestima do paciente.
Prevenção
Quem tem vitiligo deve evitar roupas apertadas que provoquem atrito ou pressão sobre a pele, exposição solar e controlar o estresse, pois esses fatores podem desencadear novas lesões ou acentuar as existentes.
Confira mais dicas sobre saúde e bem-estar!
Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdo!