O que você precisa saber sobre o Albinismo

O que você precisa saber sobre o Albinismo

Confira o que você precisa saber sobre o Albinismo! É uma anomalia genética, presente desde o nascimento, que se caracteriza pela falha das células em produzir melanina, pigmento responsável pela coloração da pele, pelos e olhos, e de proteger nosso DNA dos raios UV. Dessa forma, além das características físicas muito claras ou brancas, pessoas albinas são extremamente suscetíveis aos danos causados pelo sol como, envelhecimento precoce, queimaduras e até mesmo desenvolvimento de câncer de pele ainda jovens.

Essa condição também pode causar problemas na estrutura e funcionamento ocular, por isso, é comum que albinos apresentem alterações oftalmológicas como visão subnormal, catarata, estrabismo e nistagmo (oscilações repetidas e involuntárias de um ou ambos os olhos).

Manifestações Clínicas do Albinismo

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as manifestações clínicas podem ser diferentes em cada paciente, pois existem sete genes envolvidos no Albinismo e, em cada um desses genes, diferentes mutações podem ocorrer.

O quadro clínico mais intenso é conhecido como Albinismo oculocutâneo tipo I, caracterizado pela ausência completa da produção de melanina, com pele e cabelos totalmente brancos e alterações oculares graves.

No Brasil, o Albinismo oculocutâneo tipo II é o mais comum, marcado pela deficiência parcial de melanina, em que pele e cabelo apresentam algum grau de pigmentação.

Cuidados que os albinos devem ter:

  • Evitar exposição solar;
  • Uso de bloqueador solar para raios UVA e UVB é fundamental;
  • Utilização de óculos escuros com proteção para os raios solares, chapéus com abas, sombrinhas e roupas de tecido com trama bem fechada, quando não for possível evitar a exposição ao sol;
  • Reposição da Vitamina D no organismo, já que sua principal fonte é através do sol. Neste caso, a orientação deve ser feita por especialistas.

Atualmente não existe trata específico para o Albinismo, por isso, os cuidados e o acompanhamento de dermatologistas e oftalmologistas são indispensáveis e devem ser feitos simultaneamente.


Confira mais dicas sobre saúde e bem-estar!

Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdo!