Como evitar a pele ressecada no inverno?

Com o frio mais intenso em várias partes do país, por conta da chegada do inverno, é comum que os cuidados com a pele necessitem ser redobrados. Afinal, as baixas temperaturas podem deixar a pele com aspecto esbranquiçado, áspero e formar pequenas feridas nos lábios e no corpo.

O ressecamento ocorre por causa da perda mais intensa da oleosidade natural da pele provocado pela diminuição da transpiração corporal e umidade do corpo, além dos banhos quentes mais frequentes e o pouco consumo de água.

Portanto, são necessários alguns cuidados na rotina para manter a pele sedosa:

Alimentação saudável: vitaminas e minerais são importantes para adquirir uma alimentação balanceada. Nesse sentido, as hortaliças e frutas devem estar presentes no cardápio diariamente porque retardam o envelhecimento da pele.

Hidratação após o banho: utilizar produtos adequados para cada tipo de pele é uma forma de auxiliar o corpo na hidratação, por isso, segundo a Dermatologista do Trasmontano Saúde, Dra. Debora Kudman Mifano, “a melhor hora para hidratar a pele é após o banho porque a umidade do corpo aumenta a potência do produto”. Mas atenção, pele oleosa também precisa de cuidados e hidratação, por isso, é necessário utilizar produtos que controlem a oleosidade.

Protetor labial: lábios rachados causam incômodo e não são visualmente bonitos, portanto, produtos que previnem o ressecamento e a formação de feridas devem ser utilizados diariamente.

Evitar tomar banhos quentes: a água quente pode causar danos na pele, sendo assim, se a pele ficar vermelha durante o banho é recomendado reavaliar a temperatura. Além disso, evite o uso excessivo do sabonete!

– Beber água! No inverno ou no verão, o corpo precisa se manter hidratado para o bom funcionamento e saúde da pele.

Consultar um dermatologista: para garantir um cuidado adequado, o ideal é procurar sempre um especialista capaz de auxiliar nas melhores indicações e tratamentos para cada tipo de pele, além de indicar a realização dos exames corretos que vão relatar a saúde da pele.

E mais, os cuidados para manter uma pele com saúde, bonita e sem ressecamento também são importantes para prevenir o desenvolvimento de outras doenças como a Dermatite Atópica, uma inflamação caracterizada pela coceira intensa, vermelhidão e formação de lesões.

Por Dra. Debora Kudman Mifano, dermatologista do Trasmontano Saúde.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário


Newsletter


Cadastre-se e receba diretamente no seu e-mail, dicas, notícias e diversos conteúdos interessantes sobre saúde, bem-estar e prevenção.


    Ao assinar, você autoriza o Trasmontano Saúde enviar conteúdo para seu e-mail.