O que são as Hepatites Virais? A Hepatite Viral é uma infecção que atinge o fígado e pode ter várias causas: vírus, abuso de álcool e drogas, consumo de substâncias tóxicas como remédios, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. A doença pode se manifestar de forma leve, moderada ou grave. Geralmente é uma infecção silenciosa e não apresenta sintomas. Quando há a presença de indícios, eles são: febre, mal-estar, tontura, cansaço, enjoo, vômito, dor abdominal, urina escura, fezes claras e pele e olhos amarelados.
No Brasil, os casos mais comuns de Hepatite são causados pelos vírus A, B e C. As Hepatites D e E acontecem com menor frequência.
Tipos de Hepatites
Hepatite A: é causada pelo vírus A (VHA) e a transmissão ocorre via fecal-oral, por contato entre pessoas ou por meio de água e alimentos contaminados pelo vírus. Os sintomas costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção. Para evitar a doença, é importante lavar sempre as mãos, evitar contato com valões e esgoto a céu aberto e consumir apenas água tratada.
Hepatite B: causada pelo vírus B (HBV) presente no sangue e em secreções, é uma doença infecciosa e sexualmente transmissível. Se a doença se manifestar com sintomas, eles costumam aparecer de um a seis meses após a infecção. Para prevenir a Hepatite B, é importante usar camisinha em todas as relações sexuais, não compartilhar objetos de uso pessoal ou materiais, como agulhas e seringas, realizar procedimentos odontológicos ou cirúrgicos e tatuagens e piercings em locais que atendam às normas de biossegurança, e que gestantes realizem testagens durante o pré-natal, pois mães infectadas podem transmitir para o bebê durante a gestação e parto.
Hepatite C: assim como o vírus da Hepatite B, o vírus HCV está presente no sangue. A transmissão acontece pelo compartilhamento de materiais, objetos de uso pessoal, realização de procedimentos em locais que não atendem às normas de biossegurança, sexo sem camisinha com uma pessoa infectada, e mãe infectada para o bebê durante a gravidez. Se a infecção do vírus HCV persistir por mais de seis meses, a doença passa a ser crônica.
Hepatite D: também chamada de Delta, a Hepatite D é causada pelo vírus VHD – que depende da presença do vírus tipo B para infectar uma pessoa. A transmissão e cuidados para evitar a Hepatite D são os mesmos da Hepatite B e C.
Hepatite E: é causada pelo vírus VHE e sua ocorrência é rara no Brasil. A transmissão é fecal-oral, por contato entre pessoas ou por meio de água de alimentos contaminados pelo vírus. Consumir apenas água tratada e evitar contato com enchentes e esgoto a céu aberto são formas de evitar a doença.
Diagnóstico
Para a detecção da infecção pelo vírus B ou C existem testes rápidos, mas para identificar os outros tipos de hepatites é necessário realizar outros exames de sangue. O diagnóstico precoce aumenta a eficácia do tratamento, portanto, faça o teste regularmente e procure um médico.
Confira mais dicas sobre saúde e bem-estar!
Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdo!