O Tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência da nicotina presente nos produtos à base de tabaco, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Confira abaixo cinco motivos para parar de fumar.
A probabilidade de um fumante desenvolver bronquite, enfisema pulmonar e infarto é cinco vezes maior do que uma pessoa que não fuma. Já as chances de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) duplicam e, em relação ao câncer de pulmão – segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil – esse risco aumenta em até dez vezes.
O tabaco também prejudica os mecanismos de defesa do organismo, tornando a pessoa mais suscetível a desenvolver inflamações e infecções, como sinusites, pneumonias e tuberculose.
A saúde dos olhos também é prejudicada. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, fumar é um fator de risco para o desenvolvimento da catarata, doença progressiva que provoca a alteração do cristalino e outras doenças como o glaucoma.
Outras partes do corpo também sofrem consequências por conta do Tabagismo. Os dentes ficam amarelados, por conta do alcatrão presente no cigarro. Além disso, o hábito de fumar causa mau hálito, favorece o acúmulo de placa bacteriana, atrapalha a produção de saliva e aumenta o risco de câncer. A pele sofre com o ressecamento, aparecimento de manchas amarelas e rugas.
As mulheres fumantes que querem ser mães, podem ter dificuldades para engravidar. A nicotina interfere no fluído folicular do ovário, reduzindo a taxa de fertilidade de 75% para 57%. Além disso, as fumantes têm 30% mais chances de serem inférteis e risco maior de ter menopausa precoce. Já para as gestantes, o Tabagismo é altamente nocivo, pois a mulher fumante fica exposta a complicações na gravidez, como o deslocamento de placenta, hemorragias no útero e aborto espontâneo. O bebê também é atingido pois passa a ter o dobro de chance de nascer com baixo peso, ter redução de sua função pulmonar e mais chances de contrair infecções.
Vale ressaltar que qualquer tipo de cigarro é extremamente nocivo à saúde e os benefícios de parar de fumar são enormes. Confira cinco motivos para parar de fumar:
• Após 20 minutos sem fumar, a frequência cardíaca e a pressão arterial já voltam ao normal;
• Depois de 12 horas, p nível de monóxido de carbono no sangue se normaliza;
• Três semanas depois, a respiração e a circulação sanguínea melhoram;
• Em um ano, o risco de morte por infarto cai 50%;
• Após 10 anos livre do Tabagismo, o risco de infarto cai tanto que pode ser comparado ao de uma pessoa que nunca fumou.
Sabemos que parar de fumar não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas, mas as vantagens são muitas, por isso, se necessário, procure ajuda médica e psicológica para te ajudar nesse processo!
Confira mais dicas sobre saúde e bem-estar!
Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdo!
O seu conteúdo está super bem explicado. Adorei! Muito obrigado!