Você sabe para que serve a Vacina BCG? Ela é indicada contra a Tuberculose, uma doença contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis. Ela afeta os pulmões, ossos, rins e as meninges, que são membranas que envolvem o cérebro. Os sintomas da Tuberculose estão relacionados com o local em que a bactéria se encontra, sendo mais comum os sintomas respiratórios: tosse com expectoração de sangue, dores no peito, falta de ar, perda de peso, sudorese e febre.
A vacina ministrada de forma intradérmica e atua principalmente contra as maneiras mais graves da doença, como a Meningite Tuberculosa e a Tuberculosa Miliar. No Brasil, quase não há mais registros de casos críticos de Tuberculose. Esse fato comprova a eficácia da aplicação da vacinação em massa.
Indicação
É indicado que a aplicação do imunizante, que está incluída no calendário básico de vacinação da criança, aconteça após o nascimento, até completar cinco anos de idade.
Além das crianças, pessoas de qualquer idade que convivam com estrangeiros (não vacinados e que estejam de mudança para o Brasil) ou portadores de hanseníase também devem tomar a vacina BCG.
Contraindicação
Recém-nascidos filhos de mães imunodeprimidas que usaram medicamentos e bebês prematuros com menos de dois quilos, não devem tomar a vacina.
Cicatriz
A Vacina BCG costuma deixar uma marca característica, com até 1cm de diâmetro no braço direito, local onde deve ser aplicada para facilitar a identificação dessa cicatriz pelo sistema de saúde, portanto, é importante não utilizar nenhum medicamento ou curativo no local em que a vacina foi aplicada.
Confira mais dicas sobre saúde e bem-estar!
Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdo!